quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A fórmula de Deus


Autor: José Rodrigues dos Santos
Ano: 2007
Editora: Gradiva
Número de páginas: 574

Lido entre 01/08/2013 e 15/08/2013 (15 dias)
Classificação: 3/5


Opinião:
Este livro estava na prateleira para eu ler desde há 3 anos. Estive sempre a adiar a leitura por dois motivos. O primeiro é que não gosto de ler livros muito grandes. Acho que um livro com 200 ou 300 páginas é mais do que suficiente. O segundo motivo é que a capa revela que o livro não é nada do género dos que eu gosto de ler. Estes dois motivos juntos faziam-me crer que eu iria andar meses e meses com este livro atrás. Ou seja, iria atrasar todas as minhas outras leituras.
Mas afinal até fiquei bastante surpreendida com o livro! Foi muito interessante e li uma média de 38 páginas por dia, o que é bastante bom. 
Durante grande parte da leitura pensei que o título "A fórmula de Deus" nada tivesse a ver com Deus, mas afinal estava tudo relacionado. Obviamente que eu só achava que não tinha nada a ver com Deus porque é muito raro ler a sinopse de um livro antes de o ler.
Tenho a indicar dois pontos menos positivos e que fizeram com que só tivesse dado a classificação de 3 estrelas. Um deles é a descrição demasiado pormenorizada (na minha opinião) da tortura na prisão, nos interrogatórios. Já um livro da Jodi Picoult fazia referência às torturas nos estabelecimentos prisionais, mas era de uma forma muito mais leve, sem grandes pormenores. Neste livro, este assunto ocupava páginas e páginas e páginas... Bem que tentei passar à frente alguns parágrafos (para não ter pesadelos de noite), mas sem grande sucesso.
Quanto ao outro ponto menos positivo é que, durante todo o livro, achei que estava a ler uma obra infanto-juvenil (lembrei-me do "Clube das Chaves") por causa da forma como apresentavam as teorias. Ou seja, os diálogos das personagens foram construídos dando sempre a ideia que as pessoas estão a ensinar as teorias umas às outras... tal como no "Clube das Chaves" quando querem ensinar alguma coisa (algum conceito de matemática, por exemplo) para que o leitor possa aprender de uma forma lúdica, sem sentir que está a fazer um esforço.

Sinopse:
"Nas escadarias do Museu Egípcio em pleno Cairo, Tomás Noronha é abordado por uma desconhecida. Chama-se Ariana Pakravan, é iraniana e traz consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um estranho título e um poema enigmático.
O inesperado encontro lança Tomás numa empolgante aventura, colocando-o na rota da crise nuclear com o Irão e da mais importante descoberta jamais efectuada por Albert Einstein, um achado que o conduz ao maior de todos os mistérios: a prova científica da existência de Deus.
Uma história de amor, uma intriga de traição, uma perseguição implacável, uma busca espiritual que nos leva à mais espantosa revelação mística de todos os tempos.
Baseada nas últimas e mais avançadas descobertas científicas nos campos da física, da cosmologia e da matemática, A Fórmula de Deus transporta-nos numa surpreendente viagem até às origens do tempo, à essência do universo e o sentido da vida."

Sem comentários:

Enviar um comentário